Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Geral - Utilização de semente certificada chega a 91% em MT
Data: 13/6/2019

Pelo menos 91% dos produtores de soja de Mato Grosso utilizam sementes certificadas. Em algumas regiões do estado, como a do leste, o percentual chega a 98%.
Na média, 94% dos produtores com até mil hectares fazem suas plantações com a semente certificada.
Os dados são parte de pesquisa com 400 agricultores de Mato Grosso feita pela Vetor Pesquisas em março, a pedido da Abrass (Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja).
A opção pela semente certificada, segundo os produtores, se deve ao padrão de qualidade, certificação, inovação e melhoramento genético.
O levantamento indicou também que 63% são a favor de o produtor salvar sua semente, mas apenas 21% deles se utilizam desse direito garantido por lei.
Os produtores mostraram na pesquisa que são muito exigentes com a qualidade e com a garantia das sementes. O grau de satisfação pelos que utilizaram esse tipo de semente na última safra foi de 79%. A avaliação de 2% dos produtores, porém, foi negativa.
Os sojicultores buscam garantia da qualidade do produto exigindo contratos. É o que fazem 85% dos que participaram da pesquisa.
A exigência de germinação também é elevada. Dos entrevistados, 47% querem germinação entre 86% e 90%. Já 9% exigem de 96% a 100%. Metade dos produtores estariam dispostos a pagar ainda mais por uma semente de melhor qualidade.
O levantamento mostrou ainda que 64% dos agricultores fazem o tratamento da semente na própria fazenda. Com isso, eles têm custos menores e uma garantia do material que estão utilizando.
A pesquisa avaliou também os melhores momentos para a realização do plantio: 97% dos produtores acham que é importante seguir o calendário agrícola para evitar a propagação de pragas e de doenças.

Fonte: Folha de São Paulo
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23