Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Sorgo - Sorgo no Semiárido supera em quase duas vezes média brasileira
Data: 24/6/2021

Um estudo da Embrapa mostrou o excelente desempenho do sorgo para grãos no Semiário. Testes com variedades híbridas alcançaram mais de 5.000 quilos de produtividade de grãos por hectare, quase duas vezes superior à média brasileira, que fica entre 2.600 e 2.800 quilos por hectare.
O resultado mostra o potencial do sorgo granífero para a região que pode ser opção de renda e usado para complementar o milho na alimentação animal. A pesquisa agrega ainda mais valor a esse cereal, já reconhecido pela versatilidade na alimentação de rebanhos, nutrição humana e produção de etanol.
O cereal, embora tolerante à seca, ainda ocupa pouco espaço no Nordeste e precisa de mais divulgação. Atualmente, as regiões Centro-Oeste e Sudeste respondem por 90% da produção nacional. 
Segundo estudos de viabilidade econômica desenvolvidos pela Embrapa produtividades acima de 2.750 kg/ha de sorgo na safra já cobrem custos fixos da cultura, sendo os resultados promissores para o grão. “Com uma produtividade acima de 4.000 quilos por hectare, já é possível para o produtor obter lucro”, destaca o melhorista Fernando Guedes, pesquisador de Melhoramento Genético Vegetal da Embrapa Caprinos e Ovinos. 
Esses resultados se assemelham ainda à média de produtividade na Argentina (superior a 4.500 kg/ ha), país que figura entre os grandes produtores e apresenta os maiores rendimentos médios de grãos de sorgo no mundo.
Junto com cultivares comerciais da Embrapa já indicadas para o Semiárido, o estudo realizado no campo experimental da Embrapa Caprinos e Ovinos (CE) utilizou 47 genótipos híbridos, que mostraram bom potencial nas safras de 2018 e 2019 para se tornarem cultivares no futuro, de sorgo granífero. Desse material, 19 genótipos foram considerados aptos para produção de grãos no Semiárido, com produtividade que variou entre 3.000 e 7.000 quilos de grãos por hectare, superior à média brasileira.
De acordo com o líder da equipe da pesquisa, o engenheiro agrônomo Cícero Menezes, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (MG), o desempenho dos híbridos testados em Sobral é “surpreendente”. “O ideal é continuar testando esses híbridos de maior produtividade, de preferência em áreas experimentais maiores, realizando unidades de observação, assim como dias de campo para apresentar os resultados aos produtores locais”, aponta.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23