Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Sorgo - Tocantins deve colher 48% mais sorgo
Data: 3/8/2021

As previsões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se confirmaram e o Tocantins colheu uma safra de sorgo 48% maior do que no ciclo passado. Passou de 72,2 mil toneladas para 106,7 mil toneladas nesta safra 2020/21. 
A área de plantio também acompanha esse crescimento. Na safra anterior foram plantados 34,2 mil hectares de sorgo, nesta safra 2020/21, foram 50,6 mil hectares, sendo 48 % de aumento na área cultivada. A produtividade alcançou bons resultados, uma média de 2,1 mil quilos por hectare.
Para o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Ricardo Taques, o aumento da área e produção de sorgo se deve a vários fatores. “Ocorreu que devido ao atraso da colheita da soja, que atrasou o plantio do milho safrinha, sendo que o sorgo é menos exigente em umidade que o milho, diminuindo o risco e também pelos bons preços praticados no mercado”, explicou.
Os principais municípios cultivadores do sorgo são, Campos Lindos, sendo maior produtor, com 9 mil hectares plantados, seguido da região de Gurupi, com 11 mil, e região de Porto Nacional, com 5,5 mil hectares.
O Tocantins está na quinta colocação como maior produtor atrás de Goiás (1.179 milhão de toneladas), Minas Gerais (628,3 mil toneladas), Bahia (150,4 mil toneladas) e Mato Grosso (146 mil toneladas). 
O sorgo é essencial na alimentação bovina e pequenos animais (porcos e galinhas). Tem características de valor nutricional que é bastante influenciado pelas condições do ambiente onde é feito plantio e também varia entre as cultivares. O grão  inteiro possui em média uma composição química que apresenta 71,8 % de amido, seguido por 11,3% de proteínas, 3,4 % de lipídios, 2,7% de fibra alimentar e 1,7% de cinzas.

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23