Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Geral - Por que vale a pena investir no solo?
Data: 4/8/2021

A saúde e a fertilidade do solo são fatores chave para que a agricultura tenha resultados positivos. Por isso, é importante estar atento a esses fatores na hora de planejar o manejo agrícola. Isso vale inclusive para os agricultores que trabalham com áreas arrendadas. Entenda as vantagens de investir no solo.  
Por que investir no solo é sempre vantajoso? 
É praticamente impossível pensar em agricultura e não pensar em solo. Isso porque, com exceção de algumas técnicas como a hidroponia, é no solo que as plantas se desenvolvem e de onde elas retiram a maioria dos nutrientes necessários para se desenvolverem.  
Assim, a saúde e a fertilidade do solo são essenciais para que o agricultor consiga ter uma boa produtividade e rentabilidade em seu negócio. Por isso, existem as práticas de manejo do solo, que ajudam a construir, otimizar e preservar esses parâmetros.  
O pensamento mais comum quando se fala em fertilidade do solo é que ela é uma característica inerente ao solo. Entretanto, enquanto alguns solos são  naturalmente mais férteis que os outros, o conceito de fertilidade do solo é mais amplo, podendo ser dividido em: 
Fertilidade Natural; 
Fertilidade Potencial; 
Fertilidade Atual. 
A fertilidade natural é a fertilidade do solo que ainda não sofreu nenhuma interferência do homem a curto prazo. Normalmente, esse tipo de fertilidade está ligado às condições naturais de formação do solo, sendo utilizada na avaliação e classificação dos solos. 
Quando se fala de fertilidade potencial, se pensa no nível de fertilidade que um solo pode alcançar. Aqui, a existência de condições limitantes impede o solo de mostrar sua real capacidade de fornecer nutrientes.  
Um exemplo são os solos ácidos, nos quais os altos teores de alumínio acabam limitando a disponibilidade de cálcio, magnésio e potássio. Já em solos salino-sódicos, por exemplo, os altos teores de sódio elevam o pH e limitam a disponibilidade de micronutrientes. 
Já a fertilidade atual é aquela que o solo apresenta após receber práticas de manejo para atender as necessidades das culturas. Esse aspecto da fertilidade é caracterizado pela determinação das formas disponíveis dos nutrientes do solo, levando em consideração todas as práticas de correção e adubação. 
Pensar nos “tipos de fertilidade”, conhecendo as limitações do solo e entendendo as suas potencialidades, é importante para conseguir construir e manter um solo fértil, que vai proporcionar melhores resultados na produtividade da lavoura. Isso acontece também para a preservação da saúde do ecossistema do solo. Esse ecossistema inclui os microrganismos benéficos presentes nele, como nota o Dr. Faustino Andreola,  pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, no artigo A Microbiota do Solo na Agricultura Orgânica e no Manejo das Culturas: 
“Os microrganismos fazem parte do solo de maneira indissociável […] Assim, os microrganismos do solo desempenham papel fundamental na gênese do solo e ainda atuam como reguladores de nutrientes, pela decomposição da matéria orgânica e ciclagem dos elementos, atuando, portanto, como fonte e dreno de nutrientes para o crescimento das plantas”. 
Por isso, investir na construção da fertilidade e na boa saúde do solo é sempre vantajoso para o agricultor – mesmo aquele que trabalha em terras arrendadas. E um dos passos para isso é a escolha adequada dos fertilizantes utilizados no manejo agrícola.  
A escolha dos fertilizantes é um passo importante 
Os fertilizantes são insumos importantes na agricultura, já que eles ajudam a repor os nutrientes que as plantas retiram do solo durante o seu ciclo de desenvolvimento. Entretanto, é preciso que o agricultor esteja atento a algumas coisas na hora de escolher qual fertilizante vai utilizar na lavoura.  
Muitos dos fertilizantes mais utilizados na agricultura, como o Cloreto de Potássio (KCl), têm uma solubilidade muito alta. Isso traz alguns problemas, como a suscetibilidade maior ao problema da lixiviação. 
A lixiviação é o fenômeno que acontece quando os nutrientes são carregados para as camadas mais profundas do solo, ficando longe do alcance das plantas. Assim, parte do que o agricultor coloca no solo acaba se perdendo e a produtividade é afetada.  
A salinidade é outro problema que pode afetar a qualidade do solo e que pode ser influenciada pelo manejo agrícola e pela escolha dos fertilizantes. Esse parâmetro mede a quantidade de sais solúveis acumulados no solo. 
Acontece que muitas das fontes nutricionais agrícolas convencionais têm um índice salino muito alto. O do Cloreto de Potássio, por exemplo, é de 116%. Para se ter uma ideia, esse número se aproxima ao do sal de mesa (ou cloreto de sódio), cujo índice salino é de 153%. 
Muitas fontes convencionais na agricultura têm um índice salino elevado 
O processo de salinização altera o potencial osmótico da água no solo. Isso prejudica as plantas e os microrganismos benéficos, já que, com isso, o solo passa retirar a água de dentro das células das plantas, o que leva a morte microbiana e de raízes, em um processo chamado de plasmólise. 
Uma das soluções é fazer o parcelamento da aplicação dos fertilizantes, para que o excesso de cristais salinos não afete tanto o solo. Entretanto, isso pode tornar o manejo agrícola mais caro, uma vez que será preciso mais entradas na lavoura.  
Assim, o uso de fertilizantes produzidos com matérias-primas com um índice salino baixo é o ideal para uma agricultura mais produtiva e rentável. É o caso dos fertilizantes da Verde, que usam o Siltito Glauconítico como principal matéria-prima.  Mas, quais as vantagens do Siltito Glauconítico para a agricultura? 
As vantagens do Siltito Glauconítico 
O Siltito Glauconítico é uma rocha sedimentar de cor esverdeada encontrada na região de São Gotardo, Minas Gerais. Rico em potássio, manganês e magnésio, macro e micronutrientes importantes para a nutrição das plantas, ele ainda é rico em silício.  
O silício é, desde 2015, um elemento reconhecido pela comunidade científica como benéfico para as plantas. A ação do silício ajuda aumentar a resistência delas aos estresses abióticos, como o estresse hídrico e aos estresses bióticos, como pragas e doenças.  
Além disso, o Siltito Glauconítico é rico em um mineral chamado glauconita. Utilizada como fertilizante nos Estados Unidos desde 1760, as propriedades mineralógicas da glauconita ajudam a melhorar a saúde do solo.  
O Dr. John Tedrow, pesquisador da Rutgers, The State University of New Jersey, nos Estados Unidos realizou o estudo Greensand and Grensand Soils of New Jersey: A Review, no qual ele faz uma análise sobre o uso e as propriedades da glauconita em Nova Jersey. 
Para o Dr. Tedrow, a estrutura da glauconita favorece a retenção hídrica, já que ela contém o que ele descreve como um “microcosmo de microporos”. Isso quer dizer que a organização das partículas da glauconita é tal que existam pequenos espaços entre elas. 
A consequência é que a água e os nutrientes ficam retidos nesses pequenos espaços. O Dr. John Tedrow nota que a glauconita também é conhecida como “mineral coletor”, já que ela consegue adsorver alguns dos nutrientes presentes do ambiente no qual ela está se encontra. 
A estrutura mineralógica da glauconita também ajuda a melhorar a eficiência da adubação com nitrogênio, uma vez que ela reduz as perdas de nitrogênio por lixiviação e volatilização. A razão para isso é que as moléculas de glauconita realizam ligações químicas com a ureia presente no solo, atraindo os cátions de amônio (NH4+). 
Investir na qualidade e fertilidade do solo traz retornos positivos 
Os fertilizantes da Verde, como o BAKS®, o K Forte® e o Silício Forte são produzidos com tecnologias exclusivas tendo o Siltito Glauconítico como principal matéria-prima, trazendo para o agricultor as vantagens dessa fonte de nutrição agrícola.  
Investir na qualidade e na fertilidade do solo traz retornos positivos para o agricultor, uma vez que com isso as plantas podem ter uma melhora na produtividade. O uso dos fertilizantes é uma etapa fundamental desse investimento e é preciso que o agricultor esteja atento aos benefícios que esses insumos trazem, tanto a curto quanto a longo prazo! 

Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23