Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Confira a previsão do tempo para a quinta-feira (21)
Data: 21/10/2021

Nesta quinta-feira (21/10) a manutenção de um corredor de umidade orientado de noroeste-sudeste mantém as condições para chuvas em boa parte do centro norte do país. Esta configuração pode ser considerada o primeiro episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) desta temporada de 21/22. Ao passo que uma área de alta pressão manterá o tempo mais seco no centro-sul do país.
A ZCAS é um dos principais sistemas de chuvas que atua sobre a região norte, centro-oeste, sudeste e nordeste entre a primavera e o verão. Ela é caracterizada por uma extensa faixa de nebulosidade saindo da região norte em direção ao oceano que persiste por pelo menos 3 a 4 dias sobre o país, promovendo condições para chuvas.
Para os próximos dias a presença do corredor de umidade e o fator termodinâmico, associado ao calor, deverá contribuir para eventos extremos de chuva intensa de forma isolada no norte de MG, centro e oeste da BA, sul do PI e do MA, norte de GO, TO, grande parte do PA (com menor chance no nordeste e litoral), em RR e no norte, centro, nordeste e sudeste do AM.  Além disso, o tempo firme vai predominar entre o sul de MT e o RS, onde a presença de uma área de alta pressão impede a formação de nuvens carregadas. Apenas no leste e no nordeste do RS e do planalto sul ao litoral sul de SC é que deverá ter pancadas de chuva isoladas, porém sem chance de ocorrência de eventos significativos. Nos litorais entre o PR e SP ainda o tempo deverá apresentar chuva fraca, pontual e com baixos volumes.
Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Veja a previsão para a sua cidade aqui.
Saiba como fica o tempo em cada região: 
Região Norte
As chuvas ficam bem distribuídas sobre a região, com condição para ocorrer em praticamente todos os estados. No entanto, essas chuvas serão esparsas sobre o AC, RO e AP e os volumes previstos para estes estados ficam abaixo dos 10 mm. Já ao norte do AM, RR, região do Baixo Amazonas ao norte do PA e TO a tendência indica que as chuvas serão mais volumosas, com registro podendo se aproximar dos 40 mm no final do dia, sobretudo no estado de RR. A região terá um aquecimento maior do que o de ontem, mas ainda apresenta temperaturas máximas abaixo da média do período. 
Região Nordeste
O corredor de umidade avança para a região nordeste, promovendo chuvas volumosas sobre a BA, sul do MA e PI. As instabilidades também alcançam o estado do CE, PE e PB especialmente nas regiões do sertão. As chuvas poderão ser na forma de temporais, provocando volumes significativos em um curto período de tempo. Algumas projeções indicam volumes superiores aos 30 mm em pontos da BA e sul do PI. Na faixa litorânea entre SE até o litoral do CE as chances para chuvas são menores, mas com a possibilidade de chuvas fracas e passageiras devido aos ventos oceânicos. Bem como na região vizinha, as temperaturas ficarão abaixo da média do período em boa parte do nordeste e no sul da BA o dia terá temperaturas amenas. 
Região Centro-Oeste
A atuação de uma massa de ar mais seco mantém as condições de tempo firme sobre o MS, sul do MT e sul do GO, e o calor aumenta na área do Pantanal de MS/MT.  Por outro lado, a permanência do corredor de umidade sobre a metade norte do centro-oeste, favorece a manutenção das chuvas para hoje. As chuvas serão menos intensas do que as ocorridas no dia anterior e mais esparsas entre si. Os maiores volumes estão previstos para o entorno de Brasília, na ordem dos 20 mm, enquanto que sobre o MT as chuvas mais volumosas ficam abaixo dos 15 mm. 
Região Sudeste
Parte da região terá influência da massa de ar mais seco, especialmente no oeste paulista e triângulo mineiro. Porém, dois sistemas favorecem o suporte de umidade na região sudeste. Um deles é o corredor de umidade ao norte de MG e o outro é os ventos oceânicos associados a uma região de alta pressão, que promove o deslocamento de umidade do mar para toda a costa da região. Deste modo, as chuvas mais volumosas estão previstas para o norte de MG, gerando acumulados acima dos 30 mm até o final do dia, e as chuvas desde o litoral sul de SP até norte do ES na forma de pancadas fracas e passageiras. As temperaturas seguem amenas, e faz frio pela manhã na serra da Mantiqueira.
Região Sul
A presença de uma massa de ar mais seco mantém o tempo firme sobre boa parte da região sul. Porém a atuação de uma região de alta pressão no oceano, direciona a umidade com os ventos de nordeste, favorecendo a ocorrência de chuvas fracas e pontuais em praticamente toda a costa da região. Os volumes serão inferiores aos 10 mm e sem condições para temporais. Em relação às temperaturas, continuamos com um amanhecer ameno mas com temperaturas mais altas do que as registradas no dia anterior e esta tendência de aquecimento gradativo continuará no decorrer do dias. 

Fonte: Agrolink

Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23