Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, a previsão para hoje (18.07) indica tempo firme em praticamente todo o Brasil, com exceção de algumas áreas no extremo norte da região Norte. As temperaturas pela manhã serão amenas, mas a tarde promete aquecimento em relação aos últimos dias.
Hoje, a região Sul do Brasil será predominada por uma alta pressão, proporcionando condições de tempo mais firme e deslocando as instabilidades para o oceano. O dia começará com nevoeiros em diversos estados, incluindo o Sul, São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul, mas estes se dissiparão nas primeiras horas da manhã.
As temperaturas matinais serão amenas, chegando a ser geladas em áreas de maior altitude, com valores abaixo dos 4°C nas serras entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Contudo, a presença do sol deve garantir um dia de maior conforto térmico.
Na faixa leste do Brasil, o amanhecer também será marcado por temperaturas mais baixas, com termômetros variando entre 10 e 13°C em São Paulo, Minas Gerais e Bahia, especialmente nas regiões centrais desses estados. Até mesmo algumas áreas do norte do Centro-Oeste, Acre, Rondônia e sul do Tocantins iniciarão o dia com temperaturas em torno de 15°C, seguidas por uma tendência de forte aquecimento à tarde.
O destaque desta quinta-feira será a variação das temperaturas, com a maior amplitude térmica ocorrendo no Centro-Oeste. O amanhecer registrará temperaturas na casa dos 15°C, enquanto à tarde, os termômetros poderão passar dos 35°C, uma diferença de 20°C em um único dia. Essa condição é relativamente comum para a época do ano e não traz muitos impactos para a agricultura, exceto pelos baixos índices de umidade, que aumentam o risco de incêndios, especialmente durante as operações de colheita.
Na região Sul, o tempo firme trará impactos positivos nas lavouras, auxiliando na finalização do plantio do trigo e outras culturas de inverno, pelo menos nos próximos sete dias.
Fonte: Agrolink