O início desta semana será caracterizado por chuvas intensas em pontos isolados e pela chegada de uma massa de ar frio no Sul do Brasil, de acordo com Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink. As instabilidades previstas para esta segunda-feira se concentram principalmente no estado de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. “As regiões leste de Santa Catarina, leste e nordeste do Paraná e metade sudeste de São Paulo devem receber chuvas localmente fortes. No extremo nordeste do Paraná e extremo sudeste de São Paulo, os volumes podem chegar a até 50 mm", explica Gabriel.
No entanto, o meteorologista alerta que as precipitações serão mais restritas em comparação ao que foi registrado no último domingo. “O núcleo de baixa pressão responsável por essas instabilidades já está se deslocando para o oceano, o que diminuirá a intensidade das chuvas”, esclarece.
Ao mesmo tempo, uma massa de ar frio avança pelo Sul, promovendo o declínio das temperaturas ao longo da semana. “Apesar da queda nas temperaturas, não há indicativos de frio severo, e as chances de geadas são muito baixas”, acrescenta Gabriel.
Já nas regiões do Centro-Norte do Brasil, o bloqueio atmosférico persistente continuará a manter as temperaturas extremas, com baixos índices de umidade e altos riscos de incêndios florestais. “O bloqueio atmosférico vai manter a pluma de fumaça sobre o continente, o que pode deteriorar a qualidade das chuvas previstas para a região”, alerta o meteorologista.
Além dos problemas relacionados à umidade e ao calor, Gabriel destacou que os produtores devem permanecer atentos às previsões meteorológicas no curto prazo para melhor planejar o manejo de suas lavouras. "É fundamental monitorar as condições climáticas e aproveitar as melhores janelas para o plantio, evitando problemas futuros devido à falta de chuvas regulares", conclui.
Fonte: Agrolink